Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Saúde orienta população sobre cuidados no tempo seco

Rede de urgência da capital já realizou 5.028 atendimentos a pacientes com doenças respiratórias nos meses de julho e agosto
Picture of Taiani Chagas - Redação Ap Urgente
Taiani Chagas - Redação Ap Urgente

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) divulgou nesta segunda-feira (18/8) uma série de orientações à população para o enfrentamento dos baixos níveis de umidade relativa do ar. Segundo o médico e assessor técnico da pasta, Frank Cardoso, a menor presença de água no ar tem reflexos na saúde e bem-estar, exigindo cuidados especiais.

“Os índices de umidade são calculados considerando a quantidade de água, em forma de vapor, presente no ar atualmente em relação à quantidade total de água que a atmosfera poderia ter. A umidade do ar em Goiânia está em torno de 20%, o que significa dizer que o ar que respiramos atualmente tem apenas 20% do total de água que ele poderia ter”, explica o médico.

Apenas nos meses de julho e agosto a SMS registrou 5.028 atendimentos a pacientes com doenças respiratórias na rede de urgência e emergência da capital. “Isso afeta significativamente o corpo humano, causando ressecamento da pele e mucosas, irritação nos olhos e vias aéreas, além de aumentar o risco de infecções respiratórias e desidratação”, completou Cardoso.

“O ar seco favorece a concentração de poluentes e agentes infecciosos na atmosfera. O ressecamento das mucosas do nariz e da garganta facilita a entrada de vírus e bactérias no organismo”, pontua o titular da SMS, médico Luiz Pellizzer.

Cuidados
A pasta recomenda reforçar a ingestão de água ao longo de todo o dia. “É preciso ter bastante atenção às pessoas nos extremos de idade – como crianças e idosos – porque os centros de regulação da sede podem não ser tão eficazes, aumentando o risco de desidratação”, diz Luiz Pellizzer.

É preciso tomar água de forma frequente, para manter o corpo hidratado, regular a temperatura e auxiliar no transporte de oxigênio, nutrientes e sais minerais. “Outra recomendação é evitar banhos quentes e demorados, que desidratam a pele, e utilizar hidratantes corporais e labiais imediatamente após o banho, que é quando esses produtos são melhor absorvidos pela pele e retêm a umidade”, conta o médico. “Utilizar umidificadores de ar, colocar bacias de água em cada cômodo da casa ou estender toalhas molhadas nos ambientes também é importante”, afirma Frank Cardoso.

A SMS recomenda ainda evitar a exposição ao sol, não realizar exercícios físicos entre as 10h e as 16h, priorizar refeições leves, ricas em frutas, legumes e verduras e hidratar com gotas de soro fisiológico as narinas e olhos.

Compartilhe esse Post:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Threads

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ultimas Notícias

Seus Anúncio Aqui

Seu Anúncio Aqui (365 x 270 area)

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das nossa novidades.

error: Content is protected !!