Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Prefeitura de Goiânia promove capacitação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora

Objetivo é preparar famílias para ofertar acolhimento temporário, afetuoso e seguro, fortalecendo a rede de proteção e garantindo o direito à convivência familiar de crianças e adolescentes
Picture of Taiani Chagas - Redação Ap Urgente
Taiani Chagas - Redação Ap Urgente

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), inicia a capacitação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. O serviço prevê formação técnica, jurídica e psicossocial para famílias interessadas.

“Com o retorno do serviço Família Acolhedora, estamos restaurando a esperança de proteção e vínculos emocionais seguros para nossas crianças, é um compromisso com o futuro da nossa cidade”, destacou o prefeito Sandro Mabel sobre a relevância do projeto. Em 2025, com a reestruturação do serviço, mais de 30 famílias manifestaram interesse em participar do serviço. Até o final de 2024, apenas uma criança estava sendo acolhida por família na capital.

A secretária Erizânia Freitas defende que a capacitação é um passo decisivo para formar famílias capazes de acolher com sensibilidade e responsabilidade. “O acolhimento familiar promove um cuidado mais humanizado, essencial para assegurar às crianças e adolescentes o direito à convivência familiar, conforme assegura o ECA”, afirmou.

Em Goiânia, a base legal para esse serviço foi instituída com a Lei Municipal nº 10.269, de 5 de novembro de 2018, regulamentada pelo Decreto nº 1.336, de 15 de julho de 2020. No entanto, mesmo com essa estrutura legal, o serviço permaneceu subutilizado. No âmbito federal, o acolhimento familiar foi consolidado como Serviço Socioassistencial de Proteção Social Especial de Alta Complexidade com a Resolução CNAS nº 109, de 11 de novembro de 2009.

Foto: Divulgação/Semasdh

A retomada do programa foi viabilizada também por uma parceria com o governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), que garantiu o custeio das bolsas de acolhimento familiar, elemento essencial para a manutenção e qualidade do serviço.

A capacitação é conduzida por uma equipe multidisciplinar, com atendimentos periódicos e suporte contínuo às famílias. A capacitação para se tornar uma família acolhedora é realizada na sede do Família Acolhedora, localizada na Av. C-198, Qd. 494, Lt. 17, no Jardim América, sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h30, nos dias 18 e 25/8; e nos dias 1º, 8 e 15/9 de 2025. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (62) 99205-6826.

Compartilhe esse Post:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Threads

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ultimas Notícias

Seus Anúncio Aqui

Seu Anúncio Aqui (365 x 270 area)

Newsletter

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das nossa novidades.

error: Content is protected !!