Um feminicídio brutal chocou moradores da cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, na noite de terça-feira (19). Laina Santana Costa Guedes, de 37 anos, foi assassinada a golpes de marreta pelo próprio companheiro dentro do apartamento onde morava com ele e as duas filhas.
O crime aconteceu no bairro Caji e foi presenciado pelas crianças — uma delas, de 12 anos, ainda tentou defender a mãe, mas também foi agredida. Vizinhos registraram em vídeo o momento em que Laina, gravemente ferida, tentava se arrastar até a varanda do imóvel enquanto o agressor continuava os golpes, mesmo sob os gritos de desespero das crianças e dos moradores do condomínio.
Após o crime, o suspeito, identificado como Ramon de Jesus Guedes, pulou da varanda numa tentativa de fuga, mas acabou se ferindo. Ele foi contido por populares e socorrido por uma equipe do SAMU, sendo levado sob custódia policial ao Hospital Menandro de Farias. Em seguida, foi autuado em flagrante por feminicídio e segue preso à disposição da Justiça.
Laina trabalhava como contadora e deixa duas filhas. O corpo foi sepultado nesta quarta-feira (20) no Cemitério Bosque da Paz, em Salvador. A adolescente de 12 anos permanece em observação médica e está fora de risco. O Conselho Tutelar acompanha o caso.
A Polícia Civil investiga o histórico do relacionamento e se havia denúncias anteriores por violência doméstica. O caso reacende o alerta para a escalada de crimes contra mulheres no país e a urgência de políticas públicas mais eficazes no enfrentamento ao feminicídio.